quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ônibus 174 (2002)






   Ônibus 174, documentário brilhantemente dirigido por José Padilha que tenta abrir os nossos olhos à uns problemas enraizados na nossa sociedade. Alguns desses problemas são apresentados durante todo o documentário, como as desumanas condições no nosso sistema carcerário, inutilidade dos sistemas de ressocialização dos jovens infratores, falta de preparo por parte dos policiais e o erro da própria sociedade de tornar pessoas invisíveis.


   Quantas vezes nos deparamos com pessoas abandonadas ou visivelmente sem rumo na vida, vivendo nas ruas, podemos até na hora sentir alguma coisa, mas após minutos as ignoramos totalmente e seguimos em frente. Podemos dizer que faz parte do papel do estado dar assistência à essas pessoas, e concordo com isso, mas mesmo assim fica uma sensação de que também sou culpado por ser talvez omisso. Um detalhe importante é que esse falto ocorreu há mais de uma década e cada vez mais isso se torna atual.






  O mais incrível, é que se o Padilha fizesse este documentário em um formato mais de filme, certamente iria funcionar, pois a história de Sandro poderia ser muito bem uma ficção de Hollywood. Um jovem que vê sua mãe morrer na infância, se torna um menino de rua, passa por várias histórias traumáticas como a chacina da  candelária, é preso, tem o sonho de ser um artista e no fim se revolta chamando atenção das pessoas que nunca o enxergaram e que agora lhe dão toda a atenção. Acho que a ideia que fica, é que existem vários 'Sandros' a ponto de explodir ao nosso redor e que só vamos percebe-los se um ato desesperado por existência existir.


Informações: http://www.imdb.com/title/tt0340468/

Nota Imdb: 7.9


Leu? Tem algo a acrescentar? comente!!


Um comentário:

  1. Ai José Padilha ta me surpreendendo muito esse filme ficou muito bom e mostra direitinho a realidade que o nosso país gostei muito.
    e garo vem um Remake do Robocop que espero ser foda quanto o antigo foi.

    ResponderExcluir