domingo, 18 de novembro de 2012

Argo (2012)





Critica feita por: Marcelo Alvim

VAI SE “FERRARGOS”
Muita emoção em filme histórico, que flui maravilhosamente bem!!!!
“ARGO”, uauu!!!! Empolgou, o filme do agora cineasta e que conhecia como ator, Ben Affeck e produção de outro ator,  George 
Clooney. O filme nos leva aos anos 80, tempos em que o movimento fundamentalista islâmico toma o poder no Irã e vai as ruas, movidos por um elevado ódio dos EUA, fruto do apoio dado pelos americanos àquela ditadura repressora. E o filme nos faz refletir que tudo isso aconteceu há pouco tempo atrás, a história apresentada no filme é surpreendente!!!!

Um filme maravilhoso, protagonizado e dirigido por um ator de Hollywood, que sempre aparecia apenas como um mais um dos seus galãs bonitinhos, mas que nunca imaginaria dirigindo um filme que me encantaria e com muita competência. Ben Affeck, no filme já causa surpresa quando ao entrar em cena, esta muito diferente dos papéis de astro, galã, que sempre fez. Aparece com barba, jeito desleixado, eu demorei um pouco para identificar de que era mesmo o ator, tal foi a transformação.

Nem foi em 3D ou nas salas 4DX e Macro X.E., mas o filme nos envolve numa atmosfera de realidade que impressiona, mesmo na época que foram veiculadas as noticias, com suas imagens da TV, não me chocaram tanto como as vistas no cinema agora. Os acontecimentos foram eficientemente retratados, entramos direto no coração daqueles americanos, ilhados no longínquo Irã. O filme nos leva a viver junto a eles, os momentos dramáticos que passaram. Os americanos do qual estou falando, eram os funcionários da embaixada dos EUA no Irã, eles estavam aterrorizados com o cerco ao prédio da embaixada por uma multidão enfurecida de extremistas iranianos que queriam acabar com tudo que fosse ligado ao “Tio Sam”. Queriam se vingar de tudo encima dos americanos que encontrassem pela frente, e esses americanos estavam ali em seu país, ao seu alcance. O filme passa com muita propriedade aqueles momentos de angustia daquelas pessoas, faz isso com tanta eficiência que me fez balançar da cadeira do cinema, deu vontade de correr, era a fuga necessária dos personagens do filme, que precisavam ir para bem longe daquela situação explosiva. A trama do filme é sobre o salvamento de um pequeno grupo desses funcionários da embaixada, que conseguem correr e ficam escondidos da fúria dos iranianos. Sentimos grande emoção, aumentada por sabermos que tudo isso de fato aconteceu!

Pode-se falar que o filme enaltece mais uma vez o heroísmo americano, mas na verdade eles ficam em boa parte do tempo acuados, pequenos, diante dos sedentos iranianos, que estavam cheios de ódio dos EUA, e naquele momento mais ainda, por concederem exílio e proteção ao governante deposto, Chá Reza Pahlevino. Além de nos mostrar toda essa complicada situação, outro fato importante que o filme revela é a manipulação das noticias que nos chegam, pois essa história só foi contada como de fato aconteceu, depois de anos, apenas por vontade de um dos governantes dos EUA, neste caso Bill Clinton, ao disponibilizar esses arquivos, até então secretos. Vejo nisso outro grande valor desse filme, de nos expor essa verdade de forma espetacular, coisa que só o cinema pode proporcionar.

Os atores no filmes estão muito bem, destaco os dois veteranos atores John Goodman e Alan Arkin, eles arrasam. Considero “Argo” um fortíssimo candidato a receber prêmios na próxima edição do Oscar, primeiramente por ser tratar de um filme baseado em fatos históricos de muita relevância para os americanos, isso é um fator de muito peso na escolha dos premiados e também por considerar um filme de ótimas qualidades cinematográficas, é eletrizante!!!
Corram para ver, pois ainda esta passando nos cinemas e merece ser visto assim, na telona, com aquele som, uauuuuuuuuu, haja emoção!!!!



Nota Imdb: 8.3



Leu? Tem algo a acrescentar? comente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário